O Uruguai
Bandeira do Uruguai com o sol representado
Chá mate, bebida nacional
Punta del Este, Casapueblo
Montevideo, praça do libertador
O Uruguai, um pequeno país da América do Sul, com cerca de 3,5 milhões de habitantes, entalado entre a Argentina e o Brasil costuma ser descrito pelos europeus como uma agradável surpresa, talvez pelas suas evidentes influências europeias. E assim foi para mim. A capital, Montevideo onde vive mais de metade da sua população, dispõe de uma linha costeira magnífica, que ladeia o «Mar del Plata», quase uma «rambla» de cerca de 30 quilómetros, por onde passeiam democraticamente, nos seus tempos livres, grande parte dos seus habitantes.
O resto do país tem agricultura, sobretudo pastagens para gado bovino, fornecedor de boa carne e também vinha, que igualmente produz bom vinho.
Mas no Uruguai fica ainda Punta del Este, praia de água fria, mas com muita procura naquelas paragens.
Em Punta del Este existe a Casapueblo, casa construída pelo artista Carlos Paez Vilaró. Onde este viveu com a família e se reunia com os seus amigos, para assistir ao pôr do sol, cerimónia que os visitantes costumam também presenciar. Ver o sol a mergulhar nas águas, pode parecer uma trivialidade, mas para muitos, oriundos de países sem costa virada a Oeste, é um momento único.
Não se pode falar do Uruguai, sem falar da sua bebida nacional, o chá mate, hábito que novos e velhos partilham, transportando consigo, o termo de água quente e o pucarinho com as ervas da planta e ainda do tango, pois que, segundo dizem, o tango nasceu no Mar del Plata.