O que se ganha com o trabalho voluntário
Muitos se perguntam o que podem ganhar com o trabalho voluntário, mas concluem, ora se é voluntário não se ganha nada.
Para além do evidente, experiência, conhecimento de novas pessoas e outras vantagens, há sempre troca de fluxos, chamemos-lhe assim, para os dois lados.
Sou voluntária numa linha telefónica emocional, como há tantas. A maior parte do tempo é ocupado a falar com pessoas idosas ou não, sós, carentes de tudo e doentes, por vezes com graves doenças mentais.
Há tempos, apareceu na linha um senhor muito deprimido, na casa dos 50 anos, reformado por invalidez, que se queixava, não ter nada para fazer. A mulher deixara-o, vivia com uma filha estudante de 17 anos, tinha ainda mais filhos e alguns netos, pescava, tratava de uma horta. Então se trata da horta e dá o almoço à sua filha já faz alguma coisa... Mas a tristeza e as lágrimas invadiam-no, naquela sua voz arrastada de quem toma forte medicação.
Porém, ao longo deste último ano, houve vários desenvolvimentos, arranjou uma companheira nova, ela engravidou, ele que afirmava, já não ser homem nem nada. E eis que nos telefona este mês, para anunciar que o seu filho Diogo tinha acabado de nascer, que correra tudo bem e que o menino era agora a alegria de todos, incluindo dos outros filhos e netos.
Ora digam lá, quais são os trabalhos que nos dão estas alegrias?