O peso das mochilas
Anda por aí uma petição para exigir que a Assembleia da República legisle sobre o excesso de peso nas mochilas, que as crianças são obrigadas a transportar para as escolas.
Mas infelizmente, acho que fazer uma lei, mais uma, não vai mudar nada.
O peso das mochilas aumentou, porque os livros e cadernos aumentaram. Para cada disciplina são agora precisos vários destes. Depois há o material de desenho, estojos de canetas de feltro, lápis de cor, aguarelas, os equipamentos de desporto e também muitas vezes, a merenda da manhã e da tarde, ou ainda a lancheira com o almoço.
É bom sim, que nos preocupemos, porque o excesso de peso decerto não é saudável, mas será um assunto a ser resolvido sobretudo com bom senso e não através de leis.
Os pais, as escolas, os livreiros, os editores, e os programas curriculares do Ministério, bem podem fazer um esforço conjunto, para aligeirar as mochilas dos mais novos.
Os cacifos nas escolas, a imposição de menos livros e mais leves, menos trabalhos para casa, melhor distribuição dos horários e das datas dos testes. Tudo isso pode ajudar a aliviar a carga, que bem preciso é.