O Alaska aqui tão longe
O Alaska é um dos cinquenta estados norte americanos, sendo o maior em extensão territorial, mas com uma população muito reduzida, inferior a um milhão de habitantes. Constitui uma península com fronteira com o Canadá e foi comprado pelos americanos aos russos em 1867. Na altura essa compra foi muito criticada, perguntando-se alguns americanos, para que iria servir aquele monte de gelo.
Em breve foi descoberto ouro e pedras preciosas, tenho havido uma corrida ao ouro, no século dezanove, com o desenvolvimento de pequenas vilas, como no velho oeste, e a construção de uma engenhosa via férrea, de que vos envio uma foto, pela montanha fora, para exportação rápida do minério. Mais tarde no século vinte veio o petróleo.
Mas o Alaska é hoje considerado a última fronteira, um paraíso natural, quase intocado, virgem, com uma extraordinária vida selvagem, glaciares, icebergs,
baleais, (foto onde se vislumbra um esguicho), focas, leões marinhos, salmão, algum de cultura, e ainda uma flora própria.
Ao contrário do que uma friorenta poderia pensar, no verão as temperatura máximas rondam os 14 ou 15 graus, ou seja bem suportáveis. Chuvisca, mas nada de mais.
A beleza desta região é imensa.