Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ninguém é feliz sozinho

Ninguém é feliz sozinho

O que ando a ler

livro amiga.jpg

Gosto muito de ler. Fui incentivada a isso, pela minha mãe que, recompensava o meu bom comportamento com pequenos livrinhos de histórias tradicionais infantis, a bela adormecida, a menina dos fósforos, a gata borralheira e outros.

O meu pai criticava e censurava o meu gosto pela leitura, que considerava excessivo, e chegava a esconder-me os livros para eu não perder tempo a lê-los, porque queria que eu largasse os romances, coisa de menos importância, e estudasse. Chegou a fechar a coleção completa dos livros de aventuras dos «Cinco», dentro de uma mala de viagem.

Não posso faltar à verdade, esquecendo que mais tarde, conformando-se com esse meu «capricho», me incentivou a cursar Direito, onde teria sempre muito que ler e que escrever, conselho que segui.

Lá ia estudando e lendo, pois era-me fácil descobrir os esconderijos, e muitas vezes lia pela noite fora com uma lanterna a pilhas, para não me mandarem apagar a luz.

Fico a pensar qual seria hoje o pai capaz de esconder os livros aos filhos ou filhas, mas enfim, nunca perdi o gosto pela leitura e reconheço que a minha vida não seria a mesma se não tivesse sempre algo para ler.

Vem isto a propósito da pergunta que me fazem amiúde, «o que andas a ler?»

Pois agora, que julgo que acaba de sair o quarto e último volume da obra «A Amiga Genial» da escritora italiana Elena Ferrante, é isso que ando a ler e com muito prazer. 

Quem também partilhar este meu gosto, tem aqui uma obra perfeita, uma análise muito bem contada, que segue o percurso de duas amigas napolitanas, na sua infância, adolescência e idade adulta, com as suas aventuras e desventuras, que é também a história da Itália e das suas contradições.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D